Energia Solar é uma boa opção para reduzir custos
Em meio a um cenário de crise econômica e diminuição de renda, a população brasileira começa a encontrar na energia solar uma alternativa efetiva para a redução de custos e acesso à energia limpa.
Dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) mostram que o país já conta com 389 mil sistemas para captação de luz natural instalados, com crescimento anual de 150% no número de equipamentos, e cobertura efetiva em 90% dos municípios brasileiros.
Dos sistemas instalados, aqueles em residências representam 72,3% do total, seguido pelas áreas comercial, com 17,7%; rural, com 6,9% e industrial, 2,65%.
Já a iluminação pública, poder público e serviço público representam 0,42% dos sistemas fotovoltaicos – – nome dados aos painéis geradores de energia através da conversão direta da luz – instalados. Mesmo em meio à pandemia, os números de 2020 (121 mil) já ultrapassam o total de instalações feitas em 2019 (120.914).
A implantação desse sistema permite aos consumidores reduzirem gastos com a conta de luz, já que passam a comprar menos energia das concessionárias e gerar credito da energia gerada e não consumida.
A facilidade de acesso a este tipo de energia pode aumentar, uma vez que tramita no Senado Federal o PL 5.239/2020, que prevê linhas de crédito com juros baixos para que famílias menos favorecidas comprem equipamentos de energia solar, o que faz com que consumidores e empresários fiquem atentos aos requisitos de qualidade desses aparelhos.
“A etiquetagem compulsória, que é o sistema de avaliação da conformidade utilizado nos equipamentos de energia solar, é um processo que não envolve certificadoras. A empresa brasileira (obrigatoriamente com CNPJ) faz os ensaios, que são definidos nas Portarias do Inmetro nº 04 de 2011 e 357 de 2014, em laboratórios acreditados/homologados e de posse dos relatórios faz a documentação legal e técnica e solicita o registro diretamente ao Inmetro”, explica o conselheiro da Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac), Walter Laudisio.
Fonte: Portal Energia
https://www.portal-energia.com/energia-solar-municipios-brasileiros/